Três me chamaram a atenção, da aluna Jéssica Lima, “As Relações Públicas como Composto de Marketing Esportivo” e dos professores Rogério Martins, “A transformação do atleta em objeto midiático de patrocínio” e Ary Rocco, “MICHAEL PHELPS E USAIN BOLT: Onze Medalhas de Ouro e Duas Faces da Construção do Herói Olímpico na Mídia Impressa Brasileira”
Os três trataram do esporte, mas cada um apontou uma peculiaridade dentro da comunicação.
A aluna Jéssica, que é estudante de RP, está fazendo sua iniciação científica estudando a falta do 5º P (
O do profº Rogério já tratou da construção da imagem de um atleta e patrocínio. Um exemplo é o Kaká, que tem patrocínio da Empório Armani e da Gilette, por exemplo. Aqui um exemplo meu, Ronaldo (Fenômeno) está fazendo a propaganda da Bozzano, a marca do homem. Poxa, eles pegaram justo o Ronaldo pra fazer está propaganda, que teve sua imagem ligada com travesti. Ou seja, fica aquela coisa incompatível. Então quando uma marca liga sua imagem com a de uma atleta, é preciso também tomar cuidado.
A última foi do coordenador do curso de comunicação, Ary Rocco, a palestra foi sensacional, os exemplos utilizados fantásticos. Phelps, atleta, branco, disciplinado e AMERICANO, Bolt, atleta, negro, irreverente e JAMAICANO. Dois atletas e duas personalidades, que ao decorrer das Olimpíadas 2008 foram se transformando em ídolos (quem sabe mitos?). Mas a abordagem adotada pela mídia dos dois foi diferente claro, desde o começo Phelps foi abordado como um ídolo, disciplinado, que comia massas por ajudar no seu desempenho. Já Bolt, duvidam, questionam se não existe o doping, ele come nuggets, que nada tem de cientifico. Mas no final a mídia se rendeu e colocou os dois lado a lado, “Os heróis...”
Por Ju M Olinto
Que legal é a abordagem das RRPP no esporte. Eu acompanho o blog da Jéssica 'Conexão Esportiva' e recomendo.
ResponderExcluirMATEUS
Mateus
ResponderExcluirO blog 'Conexão Esportiva' é realmente muito bacana! Valeu pela dica!
E obrigada por sempre passar por aqui! ;)
Ju M Olinto